Veja a diferença entre as duas categorias da perfumaria e saiba qual é o melhor momento de uso para cada uma delas

Você sabe a diferença entre eau de parfum e eau de toilette? Descubra!

Você sabe a diferença entre eau de parfum e eau de toilette? Descubra!

Por mais que, no momento da compra, você tenha a impressão de que todos os vidrinhos de perfumes nas vitrines são a mesma coisa, basta olhar as letras pequenas do rótulo para encontrar, pelo menos, duas categorias entre eles. Elas são: “eau de parfum” e “eau de toilette”. A sua escolha final, talvez, nem leve essas subdivisões em consideração, mas você sabe exatamente o que cada uma delas significa para o produto que você vai levar para casa? Dê uma olhada aqui embaixo para descobrir!



Tudo se baseia na concentração de matéria prima em cada frasco



Por mais que “perfume” seja a palavra que virou o sinônimo de qualquer produto utilizado para perfumar o corpo, ela deveria se referir apenas a uma parte da composição, o extrato que carrega as essências e notas olfativas puras e que são responsáveis pelo aroma emanado de cada vidrinho. Se fosse usado de forma pura, você só precisaria aplicar algumas gotinhas desse extrato para ficar perfumada. Quanto maior for a concentração dele numa composição, mais forte será o cheiro. Para auxiliar na identificação, cada produto é classificado de acordo com a quantidade de perfume existente em sua fórmula antes da mistura com outros ingredientes que o diluem — entre os produtos de Lancôme, você encontra apenas o eau de parfum e o eau de toilette.



Eau de parfum





O eau de parfum, como o nome deixa transparecer, é o que tem uma maior concentração do extrato: a média fica entre 15% e 25% do frasco. Como comparação, os perfumes mais puros precisam ter mais de 30% de extrato em seu vidrinho, ou seja: um eau de parfum como o La Vie Est Belle tradicional chega muito perto. Ele deve ser aplicado com duas ou três borrifadas e dura, geralmente, entre oito e dez horas.



Eau de toilette





O eau de toilette, por sua vez, é um pouco mais diluído do que o modelo anterior, resultando num aroma que costuma ser mais suave. Ele precisa ter entre 8% e 12% de concentração de extrato de perfume. Sua duração fica entre seis e oito horas. A aplicação não se restringe à quantidade de borrifadas: fica de acordo com a sua vontade e seu gosto pessoal. Um exemplo incrível desta categoria da perfumaria é o La Vie Est Belle Florale.



Como escolher entre o eau de parfum e o eau de toilette



Agora que você já sabe exatamente o que diferencia um produto do outro, precisa definir, também, os melhores momentos para usar cada um deles: o ideal é ter pelo menos um de cada para variar entre as ocasiões. Por ser mais forte, é bom dar preferência para o eau de parfum em dias frios e nas ocasiões em que você sai à noite — já que o calor do nosso corpo é responsável por propagar ainda mais o perfume aplicado. O eau de toilette, que é mais suave e pode ser refrescante e alegre de acordo com as essências utilizadas, acaba sendo uma ótima opção para o dia a dia em geral, sendo ele quente ou frio.

Continuar lendo

Compre Aqui