Tudo sobre delineador: tipos diferentes, como passar sem borrar, traço gatinho e mais dicas

Descubra como fazer um delineado perfeito para arrasar em qualquer ocasião!

Tudo sobre delineador: tipos diferentes, como passar sem borrar, traço gatinho e mais dicas


Saber como usar delineador é um dos segredos para dar destaque aos olhos em uma maquiagem. Seja com um traço mais fino ou um acabamento mais moderno, existem diversas formas de valorizar o olhar e deixar a make incrível para qualquer ocasião usando o produto. No entanto, ainda que pareça uma técnica simples, muitas mulheres encontram dificuldades na hora de fazer o delineado em casa, seja para escolher o melhor tipo ou para acertar no desenho. Para te ajudar nessa missão, preparamos um guia completo sobre delineador. Confira e inspire-se para criar sua próxima make!



Do delineador caneta ao retrátil: saiba quais são os tipos diferentes e como usá-los



Apesar de ser um dos itens de maquiagem mais difíceis de usar quando se está começando, o delineador permite um mundo de possibilidades quando o assunto é traçados e efeitos. Para que a técnica seja executada com sucesso, é preciso conhecer bem cada tipo de delineador para escolher aquele que mais se adapta às suas preferências. Veja abaixo os principais tipos:





  • Delineador em caneta: como o próprio nome já diz, o delineador em caneta imita o item de papelaria. Ele pode ter ponta mais fina, que permite traços mais delicados, como o Liner Plume, ou a ponta chanfrada para criar linhas mais grossas, como o Monsieur Big Marker. Por conta do formato, ele é mais fácil de segurar e manusear, então é o modelo mais recomendado para iniciantes.


  • Delineador líquido: o delineador líquido é modelo mais acessível e comum nas necessaires femininas. Trazendo um pincel bem fininho, o item é perfeito para mulheres que possuem os olhos pequenos e que preferem criar em traços mais estreitos. O Grandiôse Liner, por exemplo, oferece alta precisão e praticidade na hora de delinear.


  • Delineador em gel: prático e rápido, o delineador em gel é a opção certa para conquistar um efeito mais destacado nas pálpebras. Por outro lado, o modelo pede uma atenção especial na hora da aplicação, já que demora a secar e pode borrar com facilidade. Por isso, use um pincel fino para aplicá-lo e faça movimentos lentos para ter mais precisão.


  • Delineador kajal: se o objetivo é se aventurar em delineados mais ousados, o delineador kajal é perfeito para você. O modelo garante mais firmeza no momento da aplicação, resultando em um traço mais reto com visual marcante.




Fita adesiva e grampo de cabelo são truques perfeitos para fazer o delineado perfeito









Para aprender como fazer um delineado perfeito, existem alguns truques que podem tornar a tarefa mais fácil. O uso da fita adesiva é um deles. Com dois pedacinhos colados no canto externo de cada olho, é possível fazer o molde para a ponta do delineado. Alinhe um com os cílios inferiores e outro na parte de cima, posicionando-o inclinado em direção à sobrancelha. Em seguida, basta pintar a parte vazada entre as linhas e completar a linha por cima da pálpebra. Por fim, espere secar e descole a fita adesiva da pele com cuidado.



Outro acessório que pode garantir a simetria do delineado é o grampo de cabelo. Com o formato em “V” da ponta, o item é perfeito para modelar o final do delineado gatinho ou do delineado asa de anjo. Para usar esse truque, o primeiro passo é pintar a ponta do grampo com o delineador. Depois, posicione no canto externo dos olhos, na direção em que deseja puxar o traço. A parte pintada do grampo vai 'carimbar" a ponta do delineado na pele, então depois é só preencher o restante do traço e pronto!



Como fazer delineado gatinho, um clássico da maquiagem



O delineado gatinho é, sem dúvidas, o traço mais clássico e popular da maquiagem. Versátil e elegante, ele combina com todos os formatos de olhos, principalmente os pequenos. Seja para o dia a dia ou ocasiões especiais como festas e casamentos, esse estilo de delineado é ideal para dar destaque aos olhos na medida certa. Para alcançar um resultado perfeito, a dica é investir nos delineadores em formato de caneta, como o Monsieur Big Marker, de Lancôme. A ponta chanfrada do aplicador ajuda a criar linhas mais finas para desenhar o efeito gatinho com precisão. Se quiser ir além do clássico preto, também vale apostar no traço colorido para trazer ainda mais vida ao look sem perder a elegância.



Primer para os olhos e corretivo podem garantir que o delineado dure mais tempo



Não há nada mais frustrante do que se esforçar para fazer o delineado perfeito e ele borrar depois de poucas horas. Para evitar esse incômodo, é preciso investir alguns produtos coringas para ajudar na fixação, como o primer para os olhos. Assim como a pele do rosto, a região dos olhos também precisa ser preparada para receber o delineado e, consequentemente, garantir um traço mais intenso o dia todo.



Na ausência do produto, o corretivo cremoso pode ser um bom substituto. O Teint Idole Ultra Wear Camouflage, por exemplo, conta com uma alta concentração de pigmentos que proporcionam um acabamento sem falhas. Com auxílio de uma esponjinha triangular, aplique o corretivo na região da pálpebra rente aos cílios, delimitando a área em que será aplicado o delineador. Espere secar e, em seguida, faça o traço por cima do corretivo. Se quiser, finalize esfumando um pouquinho o contorno para deixar o efeito menos marcado. O resultado ficará impecável e terá uma durabilidade muito maior.



Continuar lendo

Compre Aqui