Coloque nossas dicas em prática! Clique aqui para levar para casa produtos Lancôme Leve para casa produtos Lancôme!
logo Lancome paris inspires

Perfumes

Profissão perfumista: descubra curiosidades sobre o trabalho desses verdadeiros artistas

Conheça mais um pouco sobre o dia a dia de um perfumista

Confira mais sobre o dia a dia das pessoas que idealizam os perfumes

Perfumista não é um nome que costuma surgir com frequência na lista de coisas que as crianças desejam ser quando crescerem. Mas de forma alguma isso serve para descaracterizar a importância e beleza do trabalho deles. Imagine elaborar, do zero, a fragrância que vai chegar às mãos de milhares de pessoas. O cheiro do dia do seu casamento, o aroma de uma pessoa querida, o perfume utilizado quando você conseguiu o primeiro emprego: todos eles passaram pelas mãos de um perfumista em algum momento. Isso mostra, entre outras coisas, que fazer um perfume é muito mais do que apenas combinar ingredientes e essências: o trabalho é, basicamente, artístico. Por isso, dê uma olhada aqui embaixo para descobrir mais sobre esta profissão incrível!

O perfumista precisa ter o olfato apurado, mas sua memória deve ser ainda melhor

Para desenvolver fragrâncias diferentes que agradam a vários tipos de pessoas, era de se esperar que um perfumista precisasse ter, como pré-requisito, um olfato mais apurado do que o normal. Não é à toa que o apelido do perfumista no mercado é “nariz”. Só assim eles conseguirão determinar a concentração da matéria-prima, as notas e ter uma ideia de como vai ficar o resultado final da fragrância. O que muita gente não sabe é que, além disso, a memória dele também precisa ser incrível, já que existe a necessidade de memorização do aroma de todas as matérias-primas disponíveis no mercado, entre as sintéticas e naturais. Elas passam, com facilidade, das três mil, ou seja: é um processo difícil e demorado, o que valoriza ainda mais a profissão.

Pela falta de cursos de especialização, não existem tantos perfumistas no Brasil

Por mais que o mercado da perfumaria cresça cada vez mais no Brasil, a profissão de perfumista não é tão comum por aqui por um simples motivo: não existem cursos de graduação ou especialização na profissão dentro do país. O que você consegue encontrar com um pouco mais de facilidade são cursos com um viés mercadológico para atuação na perfumaria. Geralmente, as graduações em química e farmácia são a porta de entrada para quem deseja elaborar perfumes e daí para a frente, existem duas opções: fazer os cursos disponíveis na Europa ou aprender na prática dentro de uma fábrica - algo raro, mas que pode acontecer.

O perfumista precisa saber trabalhar com tentativa e erro

Nem tudo são flores no dia a dia do perfumista. A combinação de elementos para a elaboração das fragrâncias pode parecer algo simples, mas está longe disso. Imagine só como deve ser precisar escolher entre milhares de matérias-primas na busca pelo resultado perfeito? Até chegar a um resultado campeão de vendas como o La Vie Est Belle, por exemplo, o caminho é longo e a frustração do profissional é algo que costuma acontecer no dia a dia — o que torna o produto final ainda mais valioso e especial! Já está olhando para os seus perfumes de forma diferente?

 

Compre Aqui

La Vie Est Belle Eau de Parfum - 30 ml
La Vie Est Belle Eau de Parfum - 30 ml

Lancôme apresenta um novo caminho em um mundo repleto de regras e padrões: La Vie Est Belle - um perfume de alma e luz. Pela primeira vez, Anne Flipo, Olivier Polge e Ropion Dominique - três dos maiores perfumistas franceses - uniram seus talentos para compor uma fragrância excepcional cujo diferencial está na simplicidade, um perfume com apenas 63 ingredientes, sendo quase metade deles de origem natural. Tal proporção é rara em perfumaria e torna a fragrância única. O perfume se vale da quintessência da matéria para exaltar a luz e abrir portas para uma nova era em que a vida é simplesmente bela.   Convidamos você a escrever a sua própria história, encontrar o seu caminho, fazer a felicidade à sua maneira e sua vida se tornará muito mais bonita.   O frasco do perfume foi pensado para traduzir a mulher livre e feliz. Ele consiste na realização de um projeto inciado em 1949 por Armand Petitjean, fundador de Lancôme, e é um "sorriso de cristal". Reinterpretado em uma estética contemporânea. Levou mais de um ano para alcançar o impossível e enquadrar o círculo: criando uma impressão arredondada do sorriso no coração do quadrado de cristal. O toque final de refinamento: uma fita perolada cinza de organza amarrada em seu pescoço, formando asas gêmeas de liberdade. Um resplandecente sorriso, inspirado na nobreza rara da Íris Gourmand (a flor da felicidade) revela uma fragrância envolvente e sofisticada para uma mulher livre e realizada.

La Nuit Trésor Eau de Parfum - 30 ml
La Nuit Trésor Eau de Parfum - 30 ml

Uma noite sensual, quando os amantes se entrelaçam no amor absoluto. O primeiro afrodisíaco gourmand criado para Lancôme por duas estrelas da perfumaria francesa como a nova visão do amor no século 21. Trésor La Nuit nasce de um enigma fascinante. Um conto infinitamente poético de duas estrelas irresistivelmente atraídas em direção a outra, a ponto de uma colisão. Este fenômeno raro, ocorrendo apenas uma vez a cada 100 anos, cria uma chuva de partículas que se reagrupam em contato com a atmosfera para criar gradualmente uma substância conhecida como diamante negro. Raro e intenso, magneticamente colorido, esta incomparavelmente bela jóia de mistério puro nasce de um trovão estelar. Uma nova fragrância composta das mais raras matérias-primas: um coração sedutor de essência de rosa negra com uma pitada afrodisíaca da mais cobiçada baunilha dos gourmets, a baunilha extraída da Orquídea Tahitensis Absoluta sob uma capa misteriosa de incenso, Essência de Papiro, Praline e Lichia. Uma pedra preciosa cintilante e radiante, sua transparência revela toda a sedução de uma fragrância delicada e sensual. Adornado por uma rosa negra em cetim ao redor de sua tampa, elevando ainda mais o poder de sedução absoluta deste tesouro da feminilidade. A fragrância simplesmente irradia puro desejo e feminilidade. Elegância francesa demonstrada através de cada detalhe do frasco. Um perfume afrodisíaco tão eterno quanto o amor absoluto.

La Nuit Trésor Eau de Toilette - 50ml
La Nuit Trésor Eau de Toilette - 50ml

Criada pelos mesmos perfumistas que o original La Nuit Trésor Eau de Parfum, a versão Eau de Toilette é um Floriental frutado. O coração dessa fragrância é a Rosa Damascena, escolhida como símbolo da paixão e do amor. Fragrância composta dos ingredientes mais raros: um coração hipnotizante de essência de rosas, amoras entrelaçadas e uma pitada de citrus, exaltado por uma nota franca de almíscar branco. La Nuit Trésor Eau de Toilette é uma fragrância exótica, sensual e muito feminina. Combina fragrâncias florais, frutais e um toque cítrico que exala todo o mistério dessa incrível fragrância.

Miracle Eau de Parfum 30 ml
Miracle Eau de Parfum 30 ml

Você faz acontecer! Miracle é uma revelação repentina e maravilhosa de que a vida é extraordinária, a vida é um milagre. O milagre é poder sentir no coração a maravilha da vida... Miracle encarna a energia que revela a beleza do mundo e dá o poder de fazer com que cada dia seja um milagre. O frasco de Miracle tem toda a beleza das formas clássicas. Seus ângulos retos seduzem com sua elegância, mas mantêm sua generosidade e suavidade. O vidro transparente revela a cor rosada do amanhecer em toda a sua glória. Uma fragrância vibrante, iluminada, moderna e oriental, que se abre como a madrugada de um novo dia com o frescor do orvalho, seguido de toques frutados, à base de lítchia da China e frésia. A essência continua por um coração floral ligeiramente picante com a energia da magnolia, mandarina, jasmim, gengibre e pimenta, enquanto suas notas básicas abraçam você no esplendor sensual do âmbar e do almíscar. Miracle é o sonho das infinitas possibilidades que cada novo dia traz!

Próxima notícia

3 maquiagens de Carnaval clássicas que você consegue fazer com um delineador

Maquiagem

3 maquiagens de Carnaval clássicas que você consegue fazer com um delineador

Veja como você pode incrementar o look de Carnaval com o delineador