Coloque nossas dicas em prática! Clique aqui para levar para casa produtos Lancôme Leve para casa produtos Lancôme!
logo Lancome paris inspires

Perfumes

Por que cada pessoa pode ter uma percepção diferente do mesmo perfume?

Descubra o que faz com que uma mesma fragrância tenha efeitos diferentes nas pessoas!

 Descubra porquê cada pessoa pode ter uma percepção diferente do mesmo perfume!

Se você já passou pelo momento de comprar algum dos perfumes da sua coleção com companhia, deve ter percebido que cada pessoa pode interpretar uma mesma fragrância de formas diferentes. É a partir dessa diferença que desenvolvemos nossas preferências e decidimos o que gostamos ou não. Mas, as dúvidas sobre esse "fenômeno" são bem comuns, afinal de contas, mesmo que frascos diferentes sejam utilizados na hora de experimentar, o processo de produção da fragrância é o mesmo. Dê uma olhada aqui embaixo e descubra, exatamente, como a mudança ocorre!

O que muda não é, necessariamente, o perfume

Todos os estímulos absorvidos pelos nossos cinco sentidos são processados por diferentes partes do nosso cérebro. O olfato é o único dos cinco que é diretamente ligado ao sistema límbico, uma região responsável por controlar nossos comportamentos sociais e emoções. Também é ali que fica o hipocampo, sede da memória do nosso corpo. Por causa da proximidade entre ele e o bulbo olfativo, na hora de processar um novo aroma, inconscientemente levamos em consideração a nossa memória emocional e uma série de outros fatores presentes na construção da nossa personalidade. Ou seja: pode acontecer de um perfume parecer mais ou menos forte, mais ou menos doce para pessoas diferentes, de acordo com os elementos fixados em suas memórias olfativas.

A memória olfativa é uma das mais eficientes do corpo humano

Justamente por ser processado perto do hipocampo, o olfato é o sentido que tem a melhor relação com a memória humana. Mas a ligação da percepção dos aromas com o seu cérebro não para por aí: como o sistema límbico também processa as nossas reações emocionais por meio da amígdala cerebelosa, é comum você associe eventos e pessoas muito marcantes — de uma forma boa ou ruim — com cheiros diferentes. Esse compartimento do cérebro também é responsável pela formação de memórias emocionais, ou seja: é por causa dessa proximidade que você consegue, por exemplo, sentir nostalgia ao se deparar com um aroma da infância.

Essa não é a única diferença de pessoa para pessoa no que se trata de perfumes

Um outro fator conhecido por gerar dúvidas no que se trata da exalação e fixação de perfumes é a diferença encontrada no resultado depois da aplicação de uma pessoa para a outra. Isso acontece porque o pH da nossa pele e o odor natural do suor variam de acordo com o que nós comemos ao longo do dia. Ou seja: a reação da fragrância e desse aroma natural pode gerar um resultado completamente diferente do esperado quando o perfume for exalado de você. A temperatura do dia também pode influenciar: é comum que, em dias quentes, as fragrâncias fiquem mais fortes. Por isso, indica-se o uso de perfumes mais refrescantes nessa época do ano.

Compre Aqui

La Vie Est Belle Eau de Parfum - 30 ml
La Vie Est Belle Eau de Parfum - 30 ml

Lancôme apresenta um novo caminho em um mundo repleto de regras e padrões: La Vie Est Belle - um perfume de alma e luz. Pela primeira vez, Anne Flipo, Olivier Polge e Ropion Dominique - três dos maiores perfumistas franceses - uniram seus talentos para compor uma fragrância excepcional cujo diferencial está na simplicidade, um perfume com apenas 63 ingredientes, sendo quase metade deles de origem natural. Tal proporção é rara em perfumaria e torna a fragrância única. O perfume se vale da quintessência da matéria para exaltar a luz e abrir portas para uma nova era em que a vida é simplesmente bela.   Convidamos você a escrever a sua própria história, encontrar o seu caminho, fazer a felicidade à sua maneira e sua vida se tornará muito mais bonita.   O frasco do perfume foi pensado para traduzir a mulher livre e feliz. Ele consiste na realização de um projeto inciado em 1949 por Armand Petitjean, fundador de Lancôme, e é um "sorriso de cristal". Reinterpretado em uma estética contemporânea. Levou mais de um ano para alcançar o impossível e enquadrar o círculo: criando uma impressão arredondada do sorriso no coração do quadrado de cristal. O toque final de refinamento: uma fita perolada cinza de organza amarrada em seu pescoço, formando asas gêmeas de liberdade. Um resplandecente sorriso, inspirado na nobreza rara da Íris Gourmand (a flor da felicidade) revela uma fragrância envolvente e sofisticada para uma mulher livre e realizada.

Trésor Eau de Parfum 30 ml
Trésor Eau de Parfum 30 ml

Trésor, por si só, simboliza todos os aspectos da mulher eterna que expressa o seu amor com serenidade e plenitude, que torna todos os momentos preciosos.  Suave e radiante, sensual e envolvente, sua fragrância abre-se com uma chuva de pétalas de rosas e brotos de damasco, iluminado por um halo de notas puras e brancas das flores da pêra. Juntam-se o lírio-do-campo, a baunilha, a baunilha-dos-jardins e a íris, emitindo um toque de sedução. Seu segredo se encerra na perfeição de seu primeiro acorde: uma rosa com uma essência de âmbar. As notas bases do sândalo e do almíscar guardam esse segredo, aderindo à pele para deixar um rastro refinado de fragrância que é discreto embora inesquecível. Trésor é tudo isso e mais... ele é apresentado em um frasco em formato de pirâmide de cristal invertida, como se estivesse capturado no âmago de uma jóia. Até mesmo a sua linda cor é uma rara realização: um glorioso rosa-pêssego, que lembra uma flor desabrochando.

Hypnôse Eau de Toilette 50 ml
Hypnôse Eau de Toilette 50 ml

O perfume hipnotizante de uma mulher que sabe usar o seu charme para fascinar o homem que ama. Seu frasco, luxuoso cujas curvas e faces dançam com a luz, comporta um elixir de feminilidade que age como uma porção do amor. Sua fragrância oriental amadeirada se aplica e age como um filtro sensual com um rastro de magia: a flor de maracujá exalta um floral frutal marcante. A baunilha sobre a pele desenvolve seu perfume e convida-nos a sucumbir a seu charme, proporcionando um efeito oriental envolvente. Uma nota amadeirada (madeira gourmand, rara em perfumes femininos) à base de vetiver é a base da fragrância. Charme felino, presença cativante, misteriosa sedução, vertigem dos sentidos, um perfume que faz você se deixar levar.

Próxima notícia

Como comprar perfumes? Veja o que você deve considerar na hora de escolher sua próxima fragrância!

Perfumes

Como comprar perfumes? Veja o que você deve considerar na hora de escolher sua próxima fragrância!

Anote essas dicas e acerte na escolha do seu novo perfume