Coloque nossas dicas em prática! Clique aqui para levar para casa produtos Lancôme Leve para casa produtos Lancôme!
logo Lancome paris inspires
Perfumes

Perfumes e lembranças: porque a memória olfativa é uma das mais aguçadas

Veja porquê escolher o perfume ideal para você é tão importante!

Veja por que a memória olfativa é parte tão importante do seu dia a dia

O prato preferido da infância, o perfume do primeiro amor, a sala de aula da faculdade: por mais que você nunca tenha percebido, sua memória olfativa funciona de forma muito mais eficiente do que as lembranças relacionadas a outros sentidos. É por causa dela que você sempre sente a mente voar ao passar por algum desconhecido usando o mesmo perfume de alguém importante. A relação entre perfumes e lembranças é mais forte do que imaginamos, mas existe uma explicação para isso. Entenda aqui embaixo!

Tudo está relacionado com a área do cérebro que processa os aromas que sentimos

Cada região do nosso cérebro é responsável pelo funcionamento de uma parte do corpo e, ao contrário do que muita gente pensa, a que cuida dos cinco sentidos não é a mesma. Entre todos eles, o único diretamente ligado ao sistema límbico (que controla os comportamentos sociais e emoções) é o olfato [você sabia que um perfumista precisa ter o olfato e a memória apuradíssimos?]. É nessa unidade do cérebro que fica localizado o hipocampo, sede da memória no corpo humano. Nele, as lembranças de curto prazo se transformam nas de longo prazo, que carregamos por um bom tempo durante a vida. Por causa dessa localização próxima entre o bulbo olfativo e o hipocampo é que a memória olfativa é uma das mais eficientes do nosso sistema nervoso.

A memória olfativa também está diretamente ligada à memória emocional

A facilidade que temos em associar diferentes aromas a pessoas, emoções e situações — sejam elas boas ou ruins — não é uma coincidência. Além do hipocampo, o sistema límbico também conta com outros “compartimentos”, como a amígdala cerebelosa, principal responsável pelas nossas reações emocionais. Em conjunto com o hipocampo, ela gera nossas memórias emocionais. De uma forma simplificada, esta região do cérebro também se encarrega de lembrar como nos sentimos em determinada ocasião. É por isso que quando sentimos o perfume de alguém querido, automaticamente sentimos o coração aquecido. O mesmo acontece com o sentimento de angústia e nervosismo que um odor negativo pode desencadear.

É por causa da memória olfativa que o perfume que você escolhe vira sua marca registrada

Na hora de escolher o novo perfume da sua coleção, além de se preocupar com as notas de composição da fragrância e com o nível de concentração da essência, tenha em mente que, para as pessoas ao seu redor, ele será o aroma associado a você por muito tempo. Por mais que pareça exatamente o contrário, esse fator pode acabar facilitando a escolha, basta ficar atenta à descrição da fragrância antes de decidir a que se encaixa mais na sua personalidade. Sedutoras, alegres, iluminadas, românticas, modernas ou elegantes: não importa o tipo de mulher que você é, a fragrância ideal existe, sim!

Compre Aqui

Miracle 30 ml
Miracle 30 ml

Você faz acontecer! Miracle é uma revelação repentina e maravilhosa de que a vida é extraordinária, a vida é um milagre. O milagre é poder sentir no coração a maravilha da vida... Miracle encarna a energia que revela a beleza do mundo e dá o poder de fazer com que cada dia seja um milagre. O frasco de Miracle tem toda a beleza das formas clássicas. Seus ângulos retos seduzem com sua elegância, mas mantêm sua generosidade e suavidade. O vidro transparente revela a cor rosada do amanhecer em toda a sua glória. Uma fragrância vibrante, iluminada, moderna e oriental, que se abre como a madrugada de um novo dia com o frescor do orvalho, seguido de toques frutados, à base de lítchia da China e frésia. A essência continua por um coração floral ligeiramente picante com a energia da magnolia, mandarina, jasmim, gengibre e pimenta, enquanto suas notas básicas abraçam você no esplendor sensual do âmbar e do almíscar. Miracle é o sonho das infinitas possibilidades que cada novo dia traz!

Trésor Midnight Rose 30 ml
Trésor Midnight Rose 30 ml

Uma fragrância moderna que inspira romantismo e feminilidade...   Uma linda menina e um rapaz vivem encontros e desencontros pelas ruas da cidade mais romântica do mundo, Paris. Uma brisa de romantismo envolve a cidade e marca o início de um capítulo inédito na história de Lancôme! Trésor, a icônica fragrância de Lancôme é reinventada em uma versão mais jovem, moderna e absolutamente romântica. Trésor Midnight Rose surge para provocar suspiros em todas as mulheres que sonham em viver uma história de amor às margens do rio Sena.   É amor à primeira vista entre o aroma de uma rosa profunda e intensa, e a framboesa vibrante e audaciosa. O jasmim e a peônia encontram o botão da negra groselha absoluta e da intensa pimenta rosa. Para o toque final da sedução a essência de cedro da Virgínia, baunilha e almíscar aquecem as notas florais deixando um rastro sensual e moderno.   Uma história de amor, repleta de leveza, magia e sensualidade que exala o conceito dessa fragrância contemporânea, perfeita para as jovens apaixonadas.

La Vie Est Belle Eau de Parfum - 30 ml
La Vie Est Belle Eau de Parfum - 30 ml

Lancôme apresenta um novo caminho em um mundo repleto de regras e padrões: La Vie Est Belle - um perfume de alma e luz. Pela primeira vez, Anne Flipo, Olivier Polge e Ropion Dominique - três dos maiores perfumistas franceses - uniram seus talentos para compor uma fragrância excepcional cujo diferencial está na simplicidade, um perfume com apenas 63 ingredientes, sendo quase metade deles de origem natural. Tal proporção é rara em perfumaria e torna a fragrância única. O perfume se vale da quintessência da matéria para exaltar a luz e abrir portas para uma nova era em que a vida é simplesmente bela.   Convidamos você a escrever a sua própria história, encontrar o seu caminho, fazer a felicidade à sua maneira e sua vida se tornará muito mais bonita.   O frasco do perfume foi pensado para traduzir a mulher livre e feliz. Ele consiste na realização de um projeto inciado em 1949 por Armand Petitjean, fundador de Lancôme, e é um "sorriso de cristal". Reinterpretado em uma estética contemporânea. Levou mais de um ano para alcançar o impossível e enquadrar o círculo: criando uma impressão arredondada do sorriso no coração do quadrado de cristal. O toque final de refinamento: uma fita perolada cinza de organza amarrada em seu pescoço, formando asas gêmeas de liberdade. Um resplandecente sorriso, inspirado na nobreza rara da Íris Gourmand (a flor da felicidade) revela uma fragrância envolvente e sofisticada para uma mulher livre e realizada.

Próxima notícia

Perfume francês: de onde vem a fama desse produto queridinho?

Perfumes

Perfume francês: de onde vem a fama desse produto queridinho?

Conheça mais sobre a história da perfumaria e o papel da França nessa trajetória!