Perfume francês: de onde vem a fama desse produto queridinho?

Conheça mais sobre a história da perfumaria e o papel da França nessa trajetória!

Perfume francês: de onde vem a fama desse produto queridinho?

Se interessando ou não pelo mundo da perfumaria, você certamente já ouviu falar na tradição e qualidade de um perfume francês. O curioso em toda essa história é que, mesmo sendo um país de referência para todo o mundo quando se trata das artes aromáticas, não foi na França que tudo começou. Até as descobertas de perfumaria chegarem na Europa alguns séculos se passaram. Descubra, então, a real razão para os franceses se tornaram os maiores entendedores de perfumes do mundo!

Antes do perfume francês como conhecemos, os aromas eram parte de rituais religiosos

Bem distante da França, no Egito Antigo, surgiram as primeiras referências que deram vida aos perfumes da atualidade. Aproximadamente no ano de 3000 a.C., os egípcios aprenderam que, com a queima de alguns materiais como madeiras e ervas, conseguiriam liberar aromas agradáveis e passaram a utilizar a técnica diariamente em cultos a seus deuses. Mais ou menos 1000 anos depois disso, o uso dos perfumes em forma de bálsamos e óleos começou a ser explorado pelos faraós e membros da corte egípcia que buscavam aumentar a sensação de frescor no clima quente do país. Também foi nessa época que eles ganharam a função de medicamentos e, também, de arma de sedução nas mãos das mulheres egípcias — Cleópatra, inclusive.

Conforme o conhecimento dos diferentes povos em relação à perfumaria foi crescendo, houve um marco essencial para que chegássemos à forma atual do produto: a extração de óleos de flores com a destilação. A descoberta, creditada aos persas, abriu as portas para perfumes líquidos, como a água de rosas e outras versões de óleos misturados com ervas e diferentes essências. Nesse estado, ele chegou até a Europa e, na França, ganhou variedade, popularidade e espaço por causa da grande quantidade de flores existentes no país. 

Descubra qual é o melhor perfume francês de Lancôme para você

Aliando a qualidade com a variedade de aromas capazes de agradar diferentes tipos de mulheres, a perfumaria francesa definitivamente não pode ser ignorada no momento de escolher o novo modelo da sua coleção. Entre as fragrâncias de Lancôme, pelo menos uma vai ser compatível com a sua personalidade e gosto. La Vie Est Belle, por exemplo, é um floral gourmand perfeito, com notas de flor de íris, pêra e patchouli. Ele é indicado para mulheres otimistas e de alto astral, que acreditam que a vida sempre pode ser melhor. Trésor Midnight Rose, por sua vez, é a escolha ideal para mulheres jovens e modernas que não deixam o romantismo de lado no dia a dia. Ele tem notas de rosas, framboesa, jasmim, peônia, groselha, pimenta rosa, cedro, baunilha e almíscar. Ou seja, é adocicado, refrescante e intenso ao mesmo tempo. Para quem prefere algo mais suave, Ô D’Azur é a versão moderna da água floral. Ele mescla notas de tangerina siciliana, peônias, pétalas de rosa, pimenta rosa e almíscar sensual. Refrescante e alegre, ele é perfeito para dias quentes e atividades ao ar livre.

Continuar lendo

Compre Aqui