Notas de saída, corpo e fundo: conheça a anatomia do seu perfume

Veja a diferença entre cada uma das notas e descubra o papel que elas desempenham na sua fragrância preferida

Notas de saída, corpo e fundo: conheça a anatomia do seu perfume

Escolher o perfume ideal é algo que acaba sendo mais difícil do que simplesmente sentir um aroma e se apaixonar por ele logo de cara. Geralmente, todos os perfumes que nos agradam acabam tendo em comum detalhes nas notas de saída, de corpo e de fundo. A questão é que quase ninguém sabe diferenciar cada uma delas e o papel que cada uma desempenha na composição de uma fragrância. Se você quer descobrir mais sobre a anatomia do seu perfume e tornar mais simples o processo de escolha dos próximos da sua coleção, fique atento e conheça cada uma das notas diferentes aqui!

01 Notas de saída (ou de cabeça/topo):

 São as primeiras notas sentidas assim que você experimenta um perfume, logo depois da borrifada. Como acabam sendo a “primeira impressão” que você vai ter do perfume, as notas de saída são pensadas para despertar o interesse de quem está sentindo o aroma pela primeira vez. Elas costumam ser refrescantes, cítricas e aromáticas, para prender a atenção logo de cara. Seus ingredientes costumam ser ligeiros, voláteis e evaporam com facilidade quando o perfume “seca” na pele. É justamente por causa das notas de cabeça que você precisa aplicar o perfume e esperar alguns minutinhos para sentir o aroma correto e tomar a decisão final. 

02 Notas de corpo (ou de coração):

Logo depois que o perfume evapora na pele, as notas de corpo aparecem. Elas são a alma, a identidade do perfume e, geralmente, são responsáveis por expressar a inspiração principal daquela composição. Elas representam 40% da fórmula e são formadas por essências menos voláteis que as de saída, que acabam evaporando devagar. Geralmente, entre os ingredientes das notas de corpo são encontradas flores, folhas e especiarias — como é o caso do La Vie Est Belle Eau de Parfum , de Lancôme: a nota de coração dele é a flor de íris, que carrega a personalidade e o caráter do perfume.

03 Notas de fundo (ou de base):

Responsáveis por atribuir a durabilidade das fragrâncias, as notas de fundo são formadas por matérias-primas que têm moléculas com alto peso e que são pouco voláteis, ou seja: evaporam bem lentamente. São aromas que demoram mais a serem percebidos — geralmente, só aparecem algumas horas após a aplicação. As notas de base equivalem a um percentual que fica entre 40% e 50% das fragrâncias e são habitualmente extraídas de resinas de madeira ou de moléculas sintéticas desenvolvidas pela indústria de perfumes para substituir as de origem animal (muito usadas antigamente).

Agora que você sabe as diferenças entre as notas, vai ser mais fácil escolher seus perfumes

Quando você vai até uma loja para comprar um perfume novo, é normal que entre várias opções de eau de parfum e eau de toilette, você experimente fragrâncias diferentes até encontrar a que gosta mais. Nesse processo, acabar sentindo o cheiro de uma que não te agrada nem um pouco é comum, mas é algo que pode ser evitado se você tiver em mente o tipo de notas de saída, corpo e fundo que você gosta mais. Dessa forma, vai ser mais simples de escolher, mesmo sem sentir, os frascos ideais. No fim das contas, sua decisão será mais simples, ou seja: a probabilidade de adquirir uma fragrância que, no fim das contas, não te agrada, vai ser bem baixa. Preparada para colocar seus conhecimentos em ação?

Continuar lendo

Compre Aqui