Coloque nossas dicas em prática! Clique aqui para levar para casa produtos Lancôme Leve para casa produtos Lancôme!
logo Lancome paris inspires
Perfumes

Notas de saída, corpo e fundo: conheça a anatomia do seu perfume

Veja a diferença entre cada uma das notas e descubra o papel que elas desempenham na sua fragrância preferida

Descubra o que são notas de saída, corpo e fundo

Escolher o perfume ideal é algo que acaba sendo mais difícil do que simplesmente sentir um aroma e se apaixonar por ele logo de cara. Geralmente, todos os perfumes que nos agradam acabam tendo em comum detalhes nas notas de saída, de corpo e de fundo. A questão é que quase ninguém sabe diferenciar cada uma delas e o papel que cada uma desempenha na composição de uma fragrância. Se você quer descobrir mais sobre a anatomia do seu perfume e tornar mais simples o processo de escolha dos próximos da sua coleção, fique atento e conheça cada uma das notas diferentes aqui!

  1. Notas de saída (ou de cabeça/topo): São as primeiras notas sentidas assim que você experimenta um perfume, logo depois da borrifada. Como acabam sendo a “primeira impressão” que você vai ter do perfume, as notas de saída são pensadas para despertar o interesse de quem está sentindo o aroma pela primeira vez. Elas costumam ser refrescantes, cítricas e aromáticas, para prender a atenção logo de cara. Seus ingredientes costumam ser ligeiros, voláteis e evaporam com facilidade quando o perfume “seca” na pele. É justamente por causa das notas de cabeça que você precisa aplicar o perfume e esperar alguns minutinhos para sentir o aroma correto e tomar a decisão final. 

  2. Notas de corpo (ou de coração): Logo depois que o perfume evapora na pele, as notas de corpo aparecem. Elas são a alma, a identidade do perfume e, geralmente, são responsáveis por expressar a inspiração principal daquela composição. Elas representam 40% da fórmula e são formadas por essências menos voláteis que as de saída, que acabam evaporando devagar. Geralmente, entre os ingredientes das notas de corpo são encontradas flores, folhas e especiarias — como é o caso do La Vie Est Belle Eau de Parfum , de Lancôme: a nota de coração dele é a flor de íris, que carrega a personalidade e o caráter do perfume.

  3. Notas de fundo (ou de base): Responsáveis por atribuir a durabilidade das fragrâncias, as notas de fundo são formadas por matérias-primas que têm moléculas com alto peso e que são pouco voláteis, ou seja: evaporam bem lentamente. São aromas que demoram mais a serem percebidos — geralmente, só aparecem algumas horas após a aplicação. As notas de base equivalem a um percentual que fica entre 40% e 50% das fragrâncias e são habitualmente extraídas de resinas de madeira ou de moléculas sintéticas desenvolvidas pela indústria de perfumes para substituir as de origem animal (muito usadas antigamente).

Agora que você sabe as diferenças entre as notas, vai ser mais fácil escolher seus perfumes

Quando você vai até uma loja para comprar um perfume novo, é normal que entre várias opções de eau de parfum e eau de toilette, você experimente fragrâncias diferentes até encontrar a que gosta mais. Nesse processo, acabar sentindo o cheiro de uma que não te agrada nem um pouco é comum, mas é algo que pode ser evitado se você tiver em mente o tipo de notas de saída, corpo e fundo que você gosta mais. Dessa forma, vai ser mais simples de escolher, mesmo sem sentir, os frascos ideais. No fim das contas, sua decisão será mais simples, ou seja: a probabilidade de adquirir uma fragrância que, no fim das contas, não te agrada, vai ser bem baixa. Preparada para colocar seus conhecimentos em ação?

Compre Aqui

La Vie Est Belle Eau de Parfum - 30 ml
La Vie Est Belle Eau de Parfum - 30 ml

Lancôme apresenta um novo caminho em um mundo repleto de regras e padrões: La Vie Est Belle - um perfume de alma e luz. Pela primeira vez, Anne Flipo, Olivier Polge e Ropion Dominique - três dos maiores perfumistas franceses - uniram seus talentos para compor uma fragrância excepcional cujo diferencial está na simplicidade, um perfume com apenas 63 ingredientes, sendo quase metade deles de origem natural. Tal proporção é rara em perfumaria e torna a fragrância única. O perfume se vale da quintessência da matéria para exaltar a luz e abrir portas para uma nova era em que a vida é simplesmente bela.   Convidamos você a escrever a sua própria história, encontrar o seu caminho, fazer a felicidade à sua maneira e sua vida se tornará muito mais bonita.   O frasco do perfume foi pensado para traduzir a mulher livre e feliz. Ele consiste na realização de um projeto inciado em 1949 por Armand Petitjean, fundador de Lancôme, e é um "sorriso de cristal". Reinterpretado em uma estética contemporânea. Levou mais de um ano para alcançar o impossível e enquadrar o círculo: criando uma impressão arredondada do sorriso no coração do quadrado de cristal. O toque final de refinamento: uma fita perolada cinza de organza amarrada em seu pescoço, formando asas gêmeas de liberdade. Um resplandecente sorriso, inspirado na nobreza rara da Íris Gourmand (a flor da felicidade) revela uma fragrância envolvente e sofisticada para uma mulher livre e realizada.

Trésor Eau de Parfum 30 ml
Trésor Eau de Parfum 30 ml

Trésor, por si só, simboliza todos os aspectos da mulher eterna que expressa o seu amor com serenidade e plenitude, que torna todos os momentos preciosos.  Suave e radiante, sensual e envolvente, sua fragrância abre-se com uma chuva de pétalas de rosas e brotos de damasco, iluminado por um halo de notas puras e brancas das flores da pêra. Juntam-se o lírio-do-campo, a baunilha, a baunilha-dos-jardins e a íris, emitindo um toque de sedução. Seu segredo se encerra na perfeição de seu primeiro acorde: uma rosa com uma essência de âmbar. As notas bases do sândalo e do almíscar guardam esse segredo, aderindo à pele para deixar um rastro refinado de fragrância que é discreto embora inesquecível. Trésor é tudo isso e mais... ele é apresentado em um frasco em formato de pirâmide de cristal invertida, como se estivesse capturado no âmago de uma jóia. Até mesmo a sua linda cor é uma rara realização: um glorioso rosa-pêssego, que lembra uma flor desabrochando.

Trésor Midnight Rose 30 ml
Trésor Midnight Rose 30 ml

Uma fragrância moderna que inspira romantismo e feminilidade...   Uma linda menina e um rapaz vivem encontros e desencontros pelas ruas da cidade mais romântica do mundo, Paris. Uma brisa de romantismo envolve a cidade e marca o início de um capítulo inédito na história de Lancôme! Trésor, a icônica fragrância de Lancôme é reinventada em uma versão mais jovem, moderna e absolutamente romântica. Trésor Midnight Rose surge para provocar suspiros em todas as mulheres que sonham em viver uma história de amor às margens do rio Sena.   É amor à primeira vista entre o aroma de uma rosa profunda e intensa, e a framboesa vibrante e audaciosa. O jasmim e a peônia encontram o botão da negra groselha absoluta e da intensa pimenta rosa. Para o toque final da sedução a essência de cedro da Virgínia, baunilha e almíscar aquecem as notas florais deixando um rastro sensual e moderno.   Uma história de amor, repleta de leveza, magia e sensualidade que exala o conceito dessa fragrância contemporânea, perfeita para as jovens apaixonadas.

Hypnôse Eau de Toilette 50 ml
Hypnôse Eau de Toilette 50 ml

O perfume hipnotizante de uma mulher que sabe usar o seu charme para fascinar o homem que ama. Seu frasco, luxuoso cujas curvas e faces dançam com a luz, comporta um elixir de feminilidade que age como uma porção do amor. Sua fragrância oriental amadeirada se aplica e age como um filtro sensual com um rastro de magia: a flor de maracujá exalta um floral frutal marcante. A baunilha sobre a pele desenvolve seu perfume e convida-nos a sucumbir a seu charme, proporcionando um efeito oriental envolvente. Uma nota amadeirada (madeira gourmand, rara em perfumes femininos) à base de vetiver é a base da fragrância. Charme felino, presença cativante, misteriosa sedução, vertigem dos sentidos, um perfume que faz você se deixar levar.

Miracle Eau de Parfum 30 ml
Miracle Eau de Parfum 30 ml

Você faz acontecer! Miracle é uma revelação repentina e maravilhosa de que a vida é extraordinária, a vida é um milagre. O milagre é poder sentir no coração a maravilha da vida... Miracle encarna a energia que revela a beleza do mundo e dá o poder de fazer com que cada dia seja um milagre. O frasco de Miracle tem toda a beleza das formas clássicas. Seus ângulos retos seduzem com sua elegância, mas mantêm sua generosidade e suavidade. O vidro transparente revela a cor rosada do amanhecer em toda a sua glória. Uma fragrância vibrante, iluminada, moderna e oriental, que se abre como a madrugada de um novo dia com o frescor do orvalho, seguido de toques frutados, à base de lítchia da China e frésia. A essência continua por um coração floral ligeiramente picante com a energia da magnolia, mandarina, jasmim, gengibre e pimenta, enquanto suas notas básicas abraçam você no esplendor sensual do âmbar e do almíscar. Miracle é o sonho das infinitas possibilidades que cada novo dia traz!

Próxima notícia

Por que o mesmo perfume parece diferente em duas pessoas? Descubra!

Perfumes

Por que o mesmo perfume parece diferente em duas pessoas? Descubra!

Entenda o mistério por trás disso e aprenda dicas para comprar o perfume perfeito para você