Hialurônico, Glicólico, Salicílico, Azeláico ... descubra a melhor forma de incluí-los na sua rotina de cuidados com a pele

Guia sobre ácidos para a pele: entenda a diferença entre os ativos mais famosos do skincare

Guia sobre ácidos para a pele: entenda a diferença entre os ativos mais famosos do skincare

O inverno chegou, e, com ele, inicia-se a temporada dos ácidos. Por conta do clima mais ameno presente em boa parte do Brasil, este é o melhor período do ano para intensificar sua rotina de cuidados com a pele e apostar em ácidos ricos em ativos renovadores para garantir uma pele incrível. A menor incidência e as baixas temperaturas garantem resultados ainda mais eficazes .

Mas para entender os ácidos que melhor podem funcionar na sua pele e também detalhar as funcionalidades de cada um, reunimos um guia contemplando os queridinhos que vêm dominando o mundo do skicancare, detalhando seus principais benefícios.

O que são ácidos?

Existem dezenas de tipos de ácidos. Cada um possui sua particularidade, proporcionando diferentes benefícios para a sua pele. Grande parte deles são ótimos agente no combate aos sinais do envelhecimento da pele, estimulando a produção de proteínas firmadoras, como o colágeno, mas também existem outros que são ótimos para o controle da acne e da oleosidade.

Quando utilizá-los?

Todos os ácidos devem ser acompanhados de proteção solar – mesmo os que não são fotossensíveis, como o caso do ácido hialurônico. É necessário ressaltar que alguns devem ser utilizados somente à noite, enquanto outros são menos sensibilizantes e mais fáceis de manipular. De qualquer maneira, é muito importante uma consulta prévia com u dermatologista para entender o ácido que melhor se adequa às necessidades da sua pele.

Ácido Hialurônico

10 em cada 10 skincare junkies são fanáticas pelo ácido hialurônico, e motivos não faltam: o ativo funciona superbem em todos os tipos de pele, é de rápida absorção e de textura leve. Ao contrário de grande parte dos ácidos, o hialurônico pode ser utilizado em qualquer hora do dia, sem contraindicações, pois não é fotossensível. Além disso, ele garante efeito preenchedor, deixando a pele mas lisinha e uniforme e também repõe a água na pele – uma de suas principais funções.

Ácido Azeláico

Um grande aliado para quem possui peles mista, oleosa ou acneica. O ácido azeláico possui função antibacteriana, inibindo a produção de bactérias colonizadoras da acne em nossa pele. Ele também garante uniformidade à pele, pois age nos nossos melanócitos (células produtoras da melanina), interrompendo sua produção.

Ácido Ascórbico (ou vitamina C)

Um dos mais conhecidos e potentes antioxidantes do mercado, a vitamina C age sobre os radicais livres da pele – como poluição, má alimentação, tabagismo etc –, auxiliando no combate contra o envelhecimento precoce e também estimulando a produção de colágeno e elastina. Além disso, a vitamina C possui também ação fotoprotetora, deixando-a muito mais luminosa

Retinol

Derivado da vitamina A, o retinol é um excelente ativo no combate aos sinais do envelhecimento cutâneo. Entre suas principais funções estão: redução de linhas de expressão e rugas, estímulo à produção de colágeno, garantindo mais firmeza à pele e também acelera o processo de renovação celular, garantindo uma pele mais jovem, lisinha e uniforme.

Ácido Glicólico

O ácido glicólico se enquadra no grupo dos alfa-hidroxiácidos. Este tipo de ácido produz uma esfoliação química na pele, ou seja, sem os tradicionais grânulos físicos que estamos habituadas. Com isso, ele remove células mortas, estimula a renovação celular, confere mais firmeza e jovialidade á pele (estimula a produção de colágeno também), deixando a pele mais macia e suave. Como se já não fosse o bastante, enquanto o ácido glicólico entrega tudo isso para a sua pele, ele também a deixa bem hidratada.

Ácido Salicílico

Ácido salicílico é a grande estrela na rotina de tratamentos de quem possui peles mais oleosa e acneicas. O beta-hidroxiácido também possui ação antimicrobiana, dificultando proliferação de bactérias e fungos. O diferencial do ácido salicílio é a sua eficácia no combate à oleosidade. Com ação seborreguladora ele deixa a pele muito mais sequinha ao longo do dia.

Continuar lendo