Desvende alguns termos comuns nas descrições de perfumes!

Glossário da Perfumaria! Veja alguns termos usados no universo de fragrâncias

Glossário da Perfumaria! Veja alguns termos usados no universo de fragrâncias

Quem nunca se deparou com termos como notas, acordes, aroma ou intensidade na hora de escolher um perfume para chamar de seu? Se a descrição de alguns eau de parfums ou eau de toilettes já te confundiu alguma vez, hoje trazemos a solução: preparamos um glossário e desvendamos as palavras mais comuns no universo da perfumaria. Confira a lista aqui embaixo e fique preparada na hora de escolher seu próximo perfume!



Qual é a diferença entre aroma, fragrância e perfume?



Embora sejam constantemente utilizados como sinônimos, perfume e fragrância denominam coisas diferentes. O termo perfume refere-se ao produto completo disponível nas lojas, que inclui o frasco e o líquido perfumado, enquanto fragrância é matéria-prima usada. Quando a combinação de fragrâncias para um perfume atinge o equilíbrio perfeito, costuma-se dizer que ela está redonda. Já o termo aroma não costuma ser utilizado por profissionais da perfumaria - a palavra está relacionada à culinária e designa o cheiro de alimentos.



Termos da música: o que são acordes e notas em perfumaria?



Muitos termos da música foram empregados na perfumaria para descrever a experiência provocada pela combinação de diferentes fragrâncias. Isso porque o resultado final do perfume depende de uma mistura harmônica entre cada ingrediente, assim como em uma sinfonia ou apresentação de uma orquestra musical. Pensando desta forma, fica mais fácil entender os conceitos de nota e acorde. Quando nos referimos a uma nota, estamos falando de uma matéria-prima, um único ingrediente utilizado na composição do perfume. Já os acordes são combinações de duas ou mais notas diferentes que, juntas, formam parte da fragrância. O Trésor de Lancôme, por exemplo,  possui notas de rosas, damasco e flores de pêra. Sua parte principal é formada pelo acorde da rosa com essência de âmbar.



Fixação, volatilidade e intensidade: saiba o que os termos significam nos perfumes



A fixação diz respeito à duração do perfume na pele, enquanto o termo intensidade refere-se ao impacto de uma fragrância na estrutura do produto. Os compostos voláteis são aqueles que evaporam com facilidade e têm menor duração na pele. A versão tradicional de La Vie Est Belle, por exemplo, tem maior fixação no corpo por ser um eau de parfum com concentração do extrato perfumado em sua fórmula. O ingrediente mais intenso do perfume é a flor de íris, parte central da mistura.

Continuar lendo

Compre Aqui