Todos os temos que precisam estar no seu radar na hora de escolher um novo perfume

Glossário da perfumaria: descubra o significado dos principais termos

Glossário da perfumaria: descubra o significado dos principais termos

O universo da perfumaria é realmente fascinante. Inúmeras são as histórias que permeiam o desenvolvimento de um perfume, seja pelo storytelling – que é o fio condutor da narrativa –, como também toda a construção olfativa. Desenvolver um novo perfume pode demorar muitos e muitos anos até encontramos a alquimia perfeita, capaz de traduzir aquilo que a fragrância realmente se propõe a ser.

Mas além de todo o mundo por trás da construção, existe um verdadeiro dicionário da perfumaria (termos bastante específicos), responsáveis por designar o significado de cada parte ou característica do perfume. São realmente muitos e sabemos que boa parte deles são desconhecidos ou podem gerar certa dúvida, por isso, criamos aqui um glossário com listando os principais, para você ter mais clareza quando for escolher seu próximo perfume.

Eau de Parfum

Mais popular no Brasil, os perfumes Eau de Parfum possuem uma concentração de fragrância que varia entre 18% e 25% e, de maneira geral, possuem uma durabilidade elevada, normalmente chegando a 12 horas. Entretanto para que isso aconteça, é necessário aplicar o perfume da maneira correto, contemplando as áreas mais quentes do corpo.

Eau de Toilette

Perfumes do tipo Eau de Toilette são aqueles que possuem uma concentração mais baixa de fragrância em suas composições, entre 10% a 15%, com duração média de 8 horas.

Chipre

Chipre é uma família ou categoria de fragrâncias das mais tradicionais. Possui notas amadeiradas e notas de bergamota, musgo de carvalho e patchouli são facilmente encontradas em suas construções. Um exemplo de perfume que possui Chripre é o Idôle. A fragrância é um marco para Lancôme e traz em seu DNA a essência da feminilidade contemporânea, representando todas os valores de uma nova geração de mulheres.

Notas de base ou fundo 

Entender as diferenças entre notas de base, topo e meio pode parecer confuso – mas não é! As notas de base são as mais pesadas de um perfume e também as mais estáveis. Notas de base são as que demoram mais tempo para evaporar e são as mais aparentes, revelando sua fragrância aos poucos, garantindo mais estabilidade aos perfumes.

Notas de cabeça ou topo

As notas de topo são as que primeiro percebemos, logo quando aplicamos o perfume. Geralmente são desenvolvidas a partir de moléculas mais leves que as demais notas da fragrância e por isso são mais voláteis, evaporando com maior facilidade e dando espaço para maior predominância das notas de meio ou coração.

Notas de meio ou coração

As notas de meio são as que realmente definem a proposta de uma fragrância. Como dito acima, elas aprecem com mais força conforme as notas de cabeça evaporam, o que leva, em média, entre 10 e 20 minutos. São compostas por ingredientes menos voláteis que as notas de cabeça e correspondem a 40% de toda a fragrância.

Coffret

Coffret são as tradicionais caixinhas super presenteáveis compostas por mais de um item – não necessariamente envolvendo apenas perfumes – que possuem preços ainda mais especiais, como o coffret de La Vie Est Belle, que reúne grandes clássicos de Lancôme.   

Flanker

Flankers são conhecidos como extensão de linha, ou seja: novas fragrâncias que que vêm para complementar uma família de perfumes, onde geralmente o Eau de Parfum é o principal item –  muitas vezes são perfumes oneshot. Bons exemplos de Flankers são as variações dos perfumes da família La Vie Est Belle, como o En Rose, Intensement e L’Éclat, além de todos os clássicos de La Nuit Trésor, como o Nude, Musc Diamant, À La Folie e o Eau de Toilette.

Gourmand

Gourmand é um termo que ganha cada vez mais espaço no universo da perfumaria – é o novo hype. São fragrâncias que trazem ingredientes presente na culinária para o universo da beleza. A intenção é criar de fato uma fragrância que traga características “comestíveis”, com notas de frutas, caramelo, chocolate e por aí vai. Em francês, “gourmand" significa "gula" portanto, nada melhor do que se apropriar do termo para criar esse tipo de fragrância. Em Lancôme, os perfumes da família La Vie Est Belle e La Nuit Trésor são ótimos exemplos de fragrâncias gourmand, trazendo em suas composições a presença de frutas vermelhas, bergamota e coco.

 

Continuar lendo

Compre Aqui