Descubra a diferença entre as duas categorias da perfumaria e saiba quando usar cada uma delas

Eau de parfum ou eau de toilette: qual perfume é mais intenso?

Eau de parfum ou eau de toilette: qual perfume é mais intenso?

Você sabe a diferença entre eau de parfum e eau de toilette? Com tantas opções de perfume no mercado, é comum ficar em dúvida na hora de escolher a fragrância certa. Se você busca um aroma mais intenso e que dure por horas, é preciso ficar atenta às letras no frasco que mostram as duas categorias: eau de toilette ou eau de parfum. Convidamos Ricardo Assi, sommelier de fragrâncias de Lancôme, para explicar as principais diferenças entre as categorias de perfume e revelar qual delas é a mais intensa. Confira!

Eau de toilette x eau de parfum: quais são as principais diferenças?

Mesmo que “perfume” tenha virado o sinônimo de qualquer item utilizado para perfumar o corpo, os termos eau de toilette e eau de parfum são os que diferenciam as fragrâncias. Ricardo revela que a principal diferença entre as duas categorias está na concentração. As notas podem até ser as mesmas, mas a intensidade varia, deixando o cheiro mais suave ou mais intenso. "Diferente dos perfumes eau de toilette, as fragrâncias eau de parfum tem uma concentração maior de óleos essenciais", explica. 

No caso da versão eau de toilette, as fragrâncias costumam ter entre 8% a 10% de concentração de extrato de perfume, o que representa um aroma meio termo: nem tão fraco, nem tão intenso. Já os eau de parfum, carregam cerca de 15% a 25% dos óleos essenciais, garantindo uma durabilidade de até 24 horas.  

Os perfumes eau de parfum se destacam com mais facilidade

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, Ricardo explica que a força e a intensidade das fragrâncias não estão diretamente relacionadas à concentração, e sim à construção olfativa. "Se a fragrância possui notas olfativas mais densas, como madeiras e especiarias, ela acaba sendo mais intensa, seja como eau de parfum ou eau de toilette". Ainda assim, o especialista revela que se os dois perfumes estiverem na mesma família olfativa, o eau de parfum se destaca com mais intensidade por ser mais concentrando, resultando em um aroma mais intenso. 

Fragrâncias eau de parfum combinam com momentos intensos

Os termos "eau de parfum" e "eau de toilette" não surgiram por acaso. Segundo Ricardo, as fragrâncias mais concentradas foram feitas para momentos marcantes e intensos. Combinando pêra, íris e patchouli, o clássico La Vie Est Belle é a escolha certa para ocasiões especiais, como um jantar a dois. Além deste, outra aposta é o La Nuit Trésor de Lancôme. Composta das mais raras matérias-primas, o item traz notas de baunilha gourmet, extraída da Orquídea Tahitensis Absoluta, sob uma capa misteriosa de incenso, essência de papiro, praline e lichia. 

Perfumes eau de toilette são perfeitos para o dia a dia

Para completar a sua rotina, os melhores perfumes são os que trazem frescor e combinam com as atividades diurnas. Por isso, Ricardo adianta: as fragrâncias eau de toilette são ideais para dias mais quentes e iluminados. O Miracle, por exemplo, é uma ótima pedida para quem busca o efeito refrescante e vibrante para o dia a dia. Combinando notas florais com magnolia, mandarina, jasmim, gengibre e pimenta, o perfume garante um toque leve e sensual.

Além dele, outro perfume perfeito para trazer um ar revigorante para o dia a dia é o Ô de Lancôme. Misturando acordes de limão, tangerina e bergamota nas notas de saída, manjericão, alecrim e coentro nas notas de meio e musgo do carvalho, sândalo e capim-vetiver nas notas de fundo, o perfume consegue ser delicado e suave.

Continuar lendo

Compre Aqui