Aprenda a aumentar a vida útil dos seus itens e acessórios

Dicas para guardar e higienizar seus produtos de beleza da maneira correta

Dicas para guardar e higienizar seus produtos de beleza da maneira correta

É sempre uma delícia comprar novos itens de beleza. Seja um batom, um perfume, um pincel ou até mesmo produtos de skincare. Quando adquirimos mais um, é sempre uma super empolgação, mas dificilmente nos atentamos aos cuidados e às necessidades que cada um deles têm. Por isso, montamos um manual super didático para acabar de uma vez por todas com as suas dúvidas e aumenta consideravelmente a vida útil de todos eles.

Higienize seus pincéis

Que atire a primeira pedra quem nunca procrastinou ao máximo a lavagem de um pincel de maquiagem – os de base vivem pedindo socorro na sua penteadeira e a gente sabe disso! Aproveite o período em casa para fazer uma faxina bem caprichada. A limpeza dos pincéis impacta diretamente no resultado de uma maquiagem bem feita, já que os resíduos de produtos dificultam o deslizar do pincel pelo rosto. Além disso, com um pincel sujo você aumenta as chances de proliferação de bactérias que podem entupir os poros e causar acne.

Para lavar, basta deixá-los de molho em uma mistura de água e sabão por alguns minutos (tempo necessário para a maquiagem diluir). Em seguida, esfregue as cerdas do pincel na palma da mão em água corrente. Finalize com o processo de secagem, deixando os pincéis sobre uma toalha, preferencialmente expostos no sol. Caso não seja possível, seque-os com o secador em temperatura média. Quanto maior a frequência de lavagens, melhor fica o resultado do seu make e mais tempo o pincel vai durar!

Atenção ao armazenar itens de maquiagem, perfumes e skincare

Itens de beauté geralmente são acompanhados de embalagens lindíssimas que acabam ganhando espaço de decoração no nosso cantinho de beleza. É super compreensível que você também faça isso, mas em alguns casos, o ideal é não expor os itens desta forma. Devemos nos preocupar com as questões de exposição à luz e umidade. A luz do sol, ou até mesmo luzes artificiais têm o poder de alterar a formulação desses produtos, pois a maioria das embalagens não são herméticas e isso facilita a proliferação de bactérias – especialmente em itens make.

Mudanças de temperatura constantes e locais pouco arejados (como banheiros) também são grandes vilões - especialmente de perfumes– e podem interferir no poder de fixação das fragrâncias e na durabilidade. O ideal mesmo é que esses itens fiquem bem guardadinhos em armários ou gavetas. Isso vai ajudar demais na conservação!

Os produtos de cuidados com a pele também merecem um carinho especial, pois suas composições são bastante instáveis e, em alguns casos, extremamente voláteis – como a vitamina C, por exemplo. Para eles, a regra é a mesma: evite ambientes pouco arejados e exposição excessiva à luz.

Continuar lendo