Descubra as principais diferenças entre tônico e água micelar

Queridinhos em rotinas de skincare, os dois produtos têm características distintas

Descubra as principais diferenças entre tônico e água micelar

Você provavelmente ouve muito sobre os tônicos de limpeza e as águas micelares. Hoje em dia, ambos estão presentes nas rotinas de cuidados com a pele de todos os beauty lovers, mas é preciso entender as funções de cada um e em qual momento devem ser utilizados, para alcançarmos uma pele cada vez mais saudável e bem cuidada.

Afinal de contas, o que é o tônico?

Numa rotina de skincare, o tônico vem logo após o processo de lavagem do rosto, como uma etapa extra de higienização. Neste momento, resíduos de impurezas são removidos, além de camadas mais finas de maquiagem, protetor solar e até mesmo resquícios de sebo. Suas principais funções são a desobstruir poros para evitar o surgimento de cravos e espinhas e regular o pH da pele, preparando-a para receber todos os tratamentos que vêm a seguir, facilitando a penetração de ativos e nutrientes por toda a extensão do rosto.

Para cada tipo de pele, um tônico específico

É necessário considerar um tônico que atenda às necessidades específicas. Para peles acneicas, o tônico Pure Focos, de Lancôme, é a melhor opção, pois possui propriedades calmantes e também controla a oleosidade. Sua textura bifásica combina água e pó de argila controlando o brilho e absorvendo o excesso de secreção sebácea. Para pele normais, o Tonique Éclat atua com um complexo revitalizadorr com seus ingredientes naturais, garantindo uma incrível sensação de frescor e aspecto luminoso na pele. Por último, o Tonique Confort concentra ingredientes hidrantes em sua fórmula, como o ácido hialurônico e é uma excelente opção para peles secas.

E as águas micelares?

Mais recente no mundo da beleza, a água micelar também é fundamental para a manutenção da pele. Seu nome tem relação direta com as micelas, que são as moléculas presentes nesta água que funcionam como imãs, capazes de atrair impurezas e oleosidade da pele. A Eau Micellaire Confort garante uma limpeza rápida e sem enxágue para rosto, olhos e lábios e é a queridinha dos maquiadores.

Quais são as diferenças entre os dois?

Já deu pra perceber que os dois possuem características muito semelhantes, mas o tônico se diferencia por um ponto principal: ele tem ação adstringente e geralmente possui álcool em sua formulação. Para peles extremamente sensíveis, o tônico não costuma ser recomendado, por conta do seu maior poder de penetração. Em contrapartida, a água micelar é muito mais sutil e se adapta facilmente em todos os tipos de pele. Vale ressaltar também que o uso de um não elimina o outro. Como a água micelar também possui função demaquilante, ela pode ser o seu primeiro passo na rotina de cuidados e o tônico fecha o ciclo de higienização da pele, dando espaço para a rotina de tratamentos.

Continuar lendo

Compre Aqui