Um dossiê sobre o universo da perfumaria

Como guardar um perfume? Saiba como aumentar a vida útil das suas fragrâncias

Como guardar um perfume? Saiba como aumentar a vida útil das suas fragrâncias

O Brasil carrega o título de um dos países que mais consomem perfume no mundo. Não por acaso, constantemente, Lancôme traz para a mulher brasileira novas fragrâncias que vão de acordo com seu humor, personalidade ou estado de espírito. Mas em meio a tantas novidades e opções, um fato extremamente importante não acaba recebendo a devida importância: a armazenagem dos perfumes. Sim, esse é um dos pontos mais importantes para você manter intactas as características olfativas da sua joia.

O pior lugar para guardar seu perfume

Existem dois fatores principais que acabam influenciando diretamente na oxidação da fragrância. O primeiro deles é a variação de temperatura, ou seja, lugares que apresentam ora temperaturas altas, ora temperaturas baixas, fazendo com que as moléculas aromáticas da construção olfativa percam suas propriedades.

O segundo é a incidência de luz sobre o frasco, fazendo com que as moléculas da fragrância também percam a suas propriedades olfativas, podendo inclusivo alterar a coloração da fragrância. A partir disso, é possível concluir que ambientes como banheiros são fatais para os nossos perfumes – sim é hora de retirá-los da sua pia!

A melhor forma de armazenar suas fragrâncias

A melhor forma de guardarmos nossos perfumes é mantê-los em suas próprias embalagens. Pode parecer loucura, mas as embalagens possuem um revestimento de papelão que funciona como um isolante térmico e também o mantém vedado longe da luz. Como sabemos que ninguém guarda a embalagem, a sugestão é que você o coloque em seu guarda-roupas, pois ele acaba protegendo os perfumes da luz e da diferença de temperatura, permitindo que você aproveite melhor sua fragrância até o fim.

A vida útil de uma fragrância

Por questões regulatórias e sanitárias, é indicado que o perfume tenha uma vida útil de até dois anos após a sua abertura, porém conseguimos perceber que quando preservado da maneira correta, em termos de temperatura e exposição à luz, as fragrâncias tendem a durar mais tempo. Ainda assim, a melhor dica é sempre observar e perceber suas propriedades olfativas.

Pequeno, médio ou grande: acerte na escolha do tamanho

Acertar na escolha do tamanho do perfume é algo que está ligado diretamente ao motivo pelo qual você busca o mesmo. As três volumetrias ( pequena, média ou grande) têm a suas funções de acordo com cada ocasião.

Se você já conhece e gosta muito do perfume, aposte em volumetrias maiores - a relação custo x benefício tende a ser interessante. Caso seja seu primeiro contato com a fragrância ou se você tem uma rotina intensa e gosta de retocar o perfume ao longo do dia, os tamanhos menores são uma boa pedida, pois são leves e não ocupam espaço na bolsa. Mas se a sua intenção é presentear alguém, os de volume média são perfeitos, justamente por estarem no meio do caminho; nem tão grandes a ponto de serem exagerados, e nem tão pequenos a ponto de deixarem saudades. Na medida certa!

Continuar lendo