Conheça as principais características desse tipo de pele e aprenda a controlar a produção de sebácea

Como cuidar da pele oleosa + dicas de tratamentos

Como cuidar da pele oleosa + dicas de tratamentos

Oleosidade é um dos maiores dramas das mulheres brasileiras quando o assunto é pele. Suas principais características são a produção exacerbada de sebo, que causa brilho em excesso, especialmente na Zona T (área que contempla toda a testa e vai até o queixo) e como consequência disso, os poros acabam dilatando e infelizmente surgem as tão temidas espinhas e cravos.

Pele oleosa não é sinônimo de tristeza não – está muito longe disso. Hoje existem diversas opções de itens de skincare capazes de controlar a produção exagerada do sebo e nós listamos aqui tudo o que você pode fazer para garantir uma pele ainda mais bonita e sem brilho em excesso.

O que é pele oleosa?

O nome “pele oleosa” faz alusão ao óleo, principal característica desse tipo de pele. Mais presente em adolescentes, como consequência da puberdade e da alta produção de hormônios, ela também é uma das mais comuns no Brasil por conta do clima característico no país. Os principais motores que impulsionam o efeito oleoso são lavagem excessiva da pele, uso de água quente ao lavar a região, exposição ao sol sem uso de proteção solar, poluição, falta de hidratação e a má alimentação.

Como evitar o efeito rebote?

Quando falamos de pele oleosa, um dos temas mais associados é o “efeito rebote”. Em uma busca incansável pele efeito matte, por muitas vezes, acabamos lavando a pele demasiadamente, causando um resultado contrário. Isso acontece porque, ao retirar todo o sebo da pele, nosso corpo, através das glândulas sebáceas, identifica uma desarmoniza e busca rapidamente reequilibrar os níveis de sebo na região, dando origem ao efeito rebote. Por isso, é fundamental que você evite lavar o rosto com água quente e não exceda duas lavagens diárias.

Pele oleosa também precisa de hidratação?

Mil vezes sim! Hidratação é a base para a saúde de qualquer pele. A maioria das pessoas associam sebo à pele hidratada, mas são coisas completamente distintas. Justamente por estarmos tirando frequentemente toda a camada de sebo que fica na superfície da pele, é essencial investir em produtos hidratantes para evitar o efeito rebote e garantir um acabamento mais sequinho. Ao hidratar a pele, estamos adicionando água à região e manter esses níveis equilibrados é fundamental.

Quem tem pele oleosa demora mais a apresentar os sinais do envelhecimento?

Mito! Todas as peles envelhecem no mesmo ritmo. Ao contrário das peles do tipo, as oleosas tendem a ser mais resistente, menos irritáveis e descamativas e isso acaba “disfarçando” os sinais do envelhecimento. Outro ponto interessante também é que, em alguns casos, o aspecto oleoso cria uma falsa impressão de hidratação, disfarçando rugas e linhas de expressão, e isso traz uma sensação de aspecto mais jovial.

Quais são os produtos ideias para esse tipo de pele?

Conquistar uma pele sequinha parece ser uma tarefa difícil – mas não é! Com apenas 4 produtos específicos para esse tipo de pele é possível garantir o tão sonhado efeito matte!

1º -  A base de tudo é a limpeza, portanto, inicie seu skincare com um sabonete adstringente, que é o mais indicado para esse tipo de pele. Ele vai te ajudar a remover todo o sebo em excesso presente na pele, além de controlar a oleosidade e diminuir os poros obstruídos. O gel de limpeza Pure Focus, de Lancôme é perfeito para peles oleosas, proporcionando uma limpeza profunda.

2º - Esfoliar a pele também é fundamental para pele oleosas, mas essa etapa não deve ser feita com a mesma frequência que as demais. Esfolie sua pele duas ou no máximo três vezes na semana. Através dela você removerá as células mortas presentes na superfície da sua pele que obstruem os poros e também vai estimular a renovação celular. Para isso, opte pelo Rose Sugar Scrub, que possui uma formulação repleta de ingredientes naturais, como o açúcar, água de rosas e mel e promove uma esfoliação delicada e suave, garantindo uma pele mais uniforme e com acabamento saudável.

3º - Em seguida tonifique sua pele. Essa etapa serve com uma finalização do processo de limpeza e também de reequilíbrio do pH da região. Também da linha Pure Focus, o tônico de Lancôme é uma loção controladora de brilho, que garante efeito matte e de longa duração.

4º - Para hidratar sua pele, opte por itens mais umectantes, ricos em ácido hialurônico e em veículos leves, como sérum, gel e gel-creme - esses são os itens que melhor se adaptam às peles mais oleosas. O Hydra Zen é uma ótima opção. Rico em ativos hidratantes, como o próprio ácido hialurônico, com textura ultraleve e de rápida a absorção, ele também protege a pele contra os efeitos da poluição e garante uma pele hidratada por até vinte e quatro horas.

Continuar lendo

Compre Aqui