Saiba mais sobre a evolução da perfumaria e suas principais características

Como as tendências de perfume mudaram da última década para cá?

Como as tendências de perfume mudaram da última década para cá?

Capazes de transmitir traços de personalidade e estilo, os perfumes  atravessam séculos e gerações. Assim como nas  passarelas de moda, o universo da perfumaria também se reinventa: tendências variam, se transformam e evoluem de acordo com o tempo. Quer entender as principais mudanças da década de 1980 para cá? Ou os tipos de perfumes favoritos naquela época? Se não faz ideia, separamos alguns pontos importantes para saber um pouco mais sobre a evolução das fragrâncias e suas principais tendências. Confira!



Os perfumes dos anos 80 foram marcados pela ousadia



Quem tinha o costume de ir para balada em épocas de disco music e new wave da década de 1980 lembra bem das calças leggings presas no pé com sapatilhas, das ombreiras gigantes combinadas com saias balonês e do glitter colocado nos cabelos cortados geometricamente. Os exageros e combinações extravagantes também refletiram em uma perfumaria mais ousada e cheia de sensualidade, trazendo notas florais e frutais com ingredientes como rosa, jasmim, gardênia, flor de laranjeira, patchouli, sândalo e camomila. Era o nascimento das fragrâncias lineares de efeito instantâneo, irradiador e constante.



As fragrâncias frutais foram sucesso nos anos 90



Com o fim da década de 1980, o movimento de expansão dos perfumes decolou e trouxe à tona fragrâncias icônicas, que fizeram dos anos 90 o momento perfeito para o mercado de perfumaria. Além das fragrâncias mais leves e suaves, os perfumes mais sofisticados ganharam espaço nessa época. O Trésor de Lancôme, por exemplo, foi sucesso em 1990 por trazer sensualidade com aroma de âmbar. Perfeito para mulheres confiantes e seguras de si, ele tem em sua composição notas de flores de pêra, íris e baunilha, além das rosas com essência de âmbar. Ingredientes como sândalo e almíscar deixam o produto mais marcante e sedutor!



Os aromas gourmand dominam os anos 2000



Ligado aos aromas que despertam o desejo provocado pela gastronomia, os perfumes gourmand chegaram para ficar. Com notas doces - como as de café, chocolate, baunilha e caramelo -, essa categoria tem ganhado cada vez mais espaço e feito sucesso entre as mulheres. Um perfume hipnotizante e com um toque gourmand, como o Hypnôse de Lancôme, é uma ótima opção para quem busca investir nessa tendência. Em seu frasco luxuoso, ele guarda uma fragrância oriental amadeirada que deixa um rastro de magia por onde passa. A mistura da flor de maracujá e a baunilha proporciona um efeito oriental. Por fim, a madeira gourmand desenvolve a nota base do perfume, que com algumas borrifadas nas áreas quente do corpo garante um cheiro irresistível durante todo o dia.

Continuar lendo