O guru de beleza da Lancôme, German Moyano, conta seus segredos para a aplicação de base líquida

Como aplicar base líquida: os erros mais comuns e como evitá-los

Como aplicar base líquida: os erros mais comuns e como evitá-los

Sempre quis saber qual era a maneira correta e infalível de aplicar base líquida no rosto? O diretor de Varejo & Treinamento da Lancôme, além de maquiador renomado internacionalmente, vai compartilhar seus segredos para uma aplicação perfeita.



Qual base líquida da Lancôme é sua favorita?



"Eu prefiro a Teint Idole Ultra Wear, porque é um produto que proporciona alta cobertura sem que haja um efeito de 'máscara'! Além disso, sua longa duração é de grande ajuda porque, como maquiador, preciso que o acabamento se mantenha perfeito durante um longo dia de fotos. Para mim, é o produto ideal."



Você acredita que existam erros clássicos na hora de aplicar uma base líquida?



"Eu sempre digo que o único problema é aplicar base demais! E é a mesma coisa com qualquer outro produto. Eu sempre recomendo aplicar uma pequena quantidade e ir, gradualmente, adicionando mais em áreas que talvez precisem de maior cobertura. Mas a regra geral para a aplicação de uma base líquida é 'menos é mais'."



Tudo sobre aplicação



Quais são seus segredos na hora de usar base líquida?



"Sempre acho que o essencial é o preparo da pele, usando, por exemplo, o Génifique Advanced Serum ou um hidratante diurno. Sem exceção, espero cerca de 2 ou 3 minutos para que o hidratante penetre na pele e só então aplico a base. Adoro usar o La Base Pro como primer.



Outro segredo que sempre compartilho em relação à aplicação de base líquida é: você pode aplicar o primer no final! Eu adoro fazer isso. Depois de aplicar a base, você aplica o primer — assim ele age como um fixador.”



Como aplicar base líquida — com pincel ou esponja?



“Minha opção número um é sempre um pincel. Acho que dessa forma consigo controlar melhor a quantidade de produto aplicada — e, claro, se você estiver com pressa, usar os dedos sempre vai ser muito útil!



Quer que eu te conte como fazemos? Os profissionais usam pincéis, sempre. Adoramos as técnicas de aplicação com o pincel e eu sempre espalho bem o produto. Basicamente, aplicamos a base com um dos lados do pincel e usamos o outro lado, que está limpo, para espalhar o produto.”



O que mais precisamos saber para aplicarmos base líquida da melhor maneira?



“Nas revistas, o que raramente explicam é como escolher a cor correta. Vemos o resultado final e as técnicas usadas, mas o problema é que muitas mulheres não sabem como escolher o tom que se adéqua melhor à pele de seu rosto. E também não sabem qual técnica usar. Sempre surgem perguntas como ‘devo experimentar a base no dorso da mão ou no pescoço?’, mas na verdade o melhor lugar é próximo aos lábios, bem abaixo da bochecha, próximo ao queixo. É a pele mais neutra, então o melhor método é fazer duas ‘faixas’ com dois tons diferentes e escolher o que mais se aproxima ao tom de sua pele. Você vai saber qual é, porque quando espalhar o produto ele vai desaparecer por completo. E aí pronto, você encontrou a base certa!”





Quais são seus top 3 conselhos de “certo e errado”?



“Quando o assunto é aplicar base líquida, minhas regras são bem simples!”



Certo: Usar pouco produto



“Lembre-se: Menos é mais!”



Errado: escolher uma cor que seja mais escura do que seu tom de pele



“Isso, na verdade, vai te dar uma aparência envelhecida. No geral as mulheres cometem esse erro porque querem um visual mais bronzeado, mas isso só faz você parecer mais cansada - o bronzeado deve ser feito usando apenas pó.”



Certo: espalhar o produto, não aplicar mais



“Trabalhe a base espalhando-a do centro da face em direção às extremidades.”



Errado: aplicar base no pescoço



“Isso faz você ficar marcada, mancha as roupas e lhe dará a aparência de ‘máscara’.”



Certo: escolher o tom ideal



“Escolha corretamente o tom de base, para que não haja diferença entre seu tom de pele e o tom do produto — ele não deve nunca ser mais escuro do que sua pele!”



Errado: esquecer de esfumar o produto em todo o rosto



“Não espalhar a base por completo vai deixar linhas, especialmente próximas ao cabelo. Ela precisa realmente se fundir à sua pele para que passe a ser invisível. A melhor coisa é ouvir ‘Uau, você está linda’, e não ‘Uau, você está toda maquiada!’”



Agora que a gente já aprendeu a aplicar a base líquida, como remover?



German diz que seu método preferido de remoção é o uso de uma água micelar, como a Eau Micellaire Douceur da Lancôme.



“Eu prefiro uma sensação de frescor, mas isso depende da intensidade e do que a cliente precisa. A maneira como ela gosta de limpar sua pele, além do tipo de pele, são fatores que precisamos levar em consideração para só depois sugerir o produto e textura ideais.”

Continuar lendo