Um super mecanismo de defesa presente em toda a nossa pele

Barreira cutânea: as principais formas de manter sua pele sempre protegida

Barreira cutânea: as principais formas de manter sua pele sempre protegida

Com a democratização do skincare, novos termos surgem na internet e, com eles, muitas dúvidas nascem também. Como exemplos temos a “barreira cutânea” -  conhecida por alguns como “barreira de proteção”, relacionada diretamente a uma de suas principais funções na pele. Para te ajudar a imergir mais no assunto e entender de forma prática como a barreira cutânea age em nossa pele, basta acompanhar o nosso artigo!

O que é barreira cutânea?

A barreira cutânea é a parte mais exposta do nosso corpo (sim, ela está presente em todo o corpo), mais especificamente na área externa da pele, também conhecida como camada córnea. Quando temos hábitos saudáveis e realizamos nossa rotina de skincare da maneira correta, a barreira cutânea fica super fortalecida. O problema acontece mesmo quando ela não está 100%, pois isso ocasiona o ressecamento da pele, deixando-a sem viço e esfarelenta, com aparência áspera.

Qual a sua principal função?

Além de proteger a pele, a barreira cutânea funciona também como um escudo, impedindo a perda de água, para que a pele não fique desidratada. Além disso, ela fortalece nossos mecanismos de defesa da derme, impedindo a ação de bactérias e fungos em sua superfície.

Um dos maiores hits do skincare é o novo Advanced Génifique Microbioma. Enriquecido com sete frações probióticas e prebióticas, ele reativa os sinais da juventude em apenas sete dias e também serve como “alimento” para as bactérias do bem presentes em nosso corpo, visando fortalecer nossos mecanismos de defesa.

O que fazer para evitar o desequilíbrio da barreira cutânea?

Manter sua camada barreira cutânea em níveis estáveis é fundamental para o equilíbrio e saúda da pele. Para evitar que isso ocorra, atente-se aos seguintes hábitos:

- Evite banho demorados e com água quente. Opte sempre pela água fria. Caso isso não seja possível, busque temperaturas mais frescas, no máximo mornas, para não irritar a pele;

- Não faça limpezas muito abrasivas na pele – especialmente no inverno quando a pele tende a ser mais seca. Opte por géis de limpeza mais suaves e não exagere na esfoliação facial;

- Atenção ao uso de ácidos: os ácidos possuem multibenefícios e são ótimos aceleradores do processo de renovação celular da pele, mas ainda assim devem ser utilizados com parcimônia. Busque sempre intercalá-los com produtos hidratantes, buscando um equilíbrio entre os produtos. Alfa hidroxiácidos, beta hidroxiácidos, retinol e ácido salicílico merecem uma atenção ainda maior;

- Mantenha sua pele sempre muito bem protegida. O sol em excesso tende a lesionar nossa barreira cutânea. Escolha um protetor solar com cor, para criar um filtro físico e um filtro químico na pele, ou uma base que também contenha fator de proteção.

- Invista sempre em hidratação, especialmente em produtos ricos em ácido hialurônico, como os hidratantes da linha Hydra Zen. O ácido hialurônico é um ativo super hidratante, perfeito para repor os volumes necessários de água na nossa pele.

 

Continuar lendo

Compre Aqui