Dicas da maquiadora Camille Mallis para escolher o batom matte certo para o seu tom de pele

As cores de batom matte que mais valorizam cada tom de pele

As cores de batom matte que mais valorizam cada tom de pele

Não existem dúvidas de que o batom matte traz um toque diferente na maquiagem, seja do dia ou da noite. Para valorizar ainda mais o seu visual, levar em conta o tom de pele na hora de escolher a cor do batom dá um destaque ainda maior para o seu look. Alguns tons valorizam mais peles claras, outros ficam melhor em morenas enquanto outras cores de batom deixam a pele negra ainda mais bonita. Pensando nisso, conversamos com Camille Mallis (@camillemallis), maquiadora e influenciadora de Lancôme, que deu dicas de como encontrar o batom matte ideal para cada tom de pele, porém sem ficar presa a padrões ou regras da maquiagem. Camille adianta: a fórmula está no subtom da sua pele. “Para ficar fácil: identifique se sua pele é clara, média ou escura. Depois, descubra seu subtom, quente, neutro ou frio. Por fim, sempre aposte em subtons de batons iguais a sua pele”, explica. Confira!



As donas de pele morena e negra podem apostar em quase todos os tons de batom matte



Diferente do que muitas pessoas acreditam, as morenas e negras possuem a vantagem de ter um tom de pele que combina com quase todos as cores de batom matte. De acordo com Camille, elas podem (e devem!) apostar em nuances vibrantes e coloridas. “Para as pelas mais escuras, os tons de vermelho alaranjado, como o Matte Shaker #189, ficam demais”, revela. 



Para aquelas que procuram dar um toque mais sofisticado ao look, a maquiadora aconselha: use e abuse dos tons de roxo! Seja para ocasiões de dia ou à noite, os batons vinho ficam modernos e perfeitos nesse tom de pele. O L'Absolu Rouge #397, por exemplo, é uma ótima opção para garantir uma cor intensa e lábios hidratados. Já para quem busca um visual mais clean, a dica é buscar os tons de nude amarronzados e os com fundo e tons levemente alaranjados, como o L'Absolu Rouge Drama Matte #512.



As mulheres de pele clara devem investir em tons de rosa e vermelho



Para as donas de pele branca, mais puxada para o tom rosado, Camille indica usar as variações da cor rosa para o dia e nos tons de vermelho para à noite. Nestes casos, o L'Absolu Rouge #290 e Matte Shaker #272  são as recomendações da maquiadora. Para as mulheres de pele branca com fundo amarelado, os tons perfeitos não se diferenciam muito das que tem o fundo de pele rosado. Na verdade, o segredo está na intensidade da cores. Por isso, é preciso ter cuidado para que a nuance não seja tão chamativa. 



Como aplicar o batom matte e garantir um acabamento perfeito



Por mais que sejam maravilhosos em relação à durabilidade e acabamento, os batons matte costumam contar com pouco óleo em sua fórmula. Por isso, Camille alerta: é fundamental manter os lábios hidratados. Para isso, o primeiro passo é esfoliar a região e eliminar qualquer peles ressecada, deixando-a mais uniforme. Em seguida, é essencial investir em um bom hidratante labial, como o Absolue Lip Balm Precious Cells de Lancôme. Rico em mel de acácia e óleo de rosa mosqueta, ele ajuda a manter os lábios mais macios e prontos para a aplicação do produto de longa duração.



Outra dica da maquiadora para tornar a aplicação do batom matte mais prática é utilizar um lápis ou pincel.  “Se você têm dificuldade de aplicar sem borrar ou gosta de lábios maiores, o lápis facilita a aplicação do batom, principalmente dos escuros e vermelhos, além de ajudar na durabilidade”, explica. Se ainda assim, algumas áreas ficam manchadas com a cor do batom, você pode recorrer à base ou corretivo da mesma cor da sua pele para eliminar os borrões. 

Continuar lendo