Invista na substância para garantir uma pele mais saudável, jovem e radiante

Ácido hialurônico: tudo o que você precisa saber sobre o ativo hidratante

Ácido hialurônico: tudo o que você precisa saber sobre o ativo hidratante

Onipresente quando o assunto é skincare, o ácido hialurônico já virou unanimidade no quesito hidratação. Constantemente presente em séruns e géis hidratantes, o ativo tende a funcionar muito bem com todos os tipos de pele – inclusive as mais oleosas – e por isso ganha novos fãs a cada dia.

Mas você sabe o que é ácido hialurônico?

Muita gente segue o movimento hype de adicionar itens que possuam ácido hialurônico em sua composição, mas nem todas sabem de fato suas propriedades e principais funções, que vão além da hidratação. A primeira informação a ser dita é: não confunda ácido hialurônico com os demais ácidos que você está acostumada. Ele não é nocivo à luz do dia e pode ser utilizado a qualquer momento, pois não possui ação descamativa e também não é fotossensibilizante. Mas nem por isso devemos abrir mão da proteção solar, que fique claro.

Estudos apontam que o volume de ácido hialurônico começa a reduzir a partir dos 25 anos de idade. O ativo é produzido em nosso corpo (ele é basicamente uma molécula de açúcar) e corresponde a 55% de toda a pele. Entretanto, com o passar do anos, sua produção tende a cair consideravelmente, por isso, a reposição é fundamental para manter a saúde da cútis.

Nós já falamos aqui no blog sobre hidratação por umectação e o ácido hialurônico é extremamente umectante e também estimula a produção de colágeno e elastina. Isso significa que ele tem uma alta capacidade de reter água na nossa pele, além de hidratar, prevenir o envelhecimento, controlar a flacidez, estimular o preenchimento e reduzir rugas e linhas de expressão. Sim, o ácido hialurônico é maravilhoso e pele bem hidratada é sinônimo de saúde e jovialidade (um combo perfeito).

Indispensável para todas as idades e todos os tipos de pele

Com um número cada vez maior de adeptos, o ácido hialurônico está presente não somente em veículos como séruns e géis, mas também em itens de hidratação por oclusão, como os cremes. Com uma gama tão grande de possibilidades, temos a oportunidade de escolher o que melhor se encaixa nas características da nossa pele, seja ela mista, seca ou oleosa.

O ácido hialurônico também é um ótimo condutor para a rotina de skincare. Graças à sua leveza, ele consegue ser incluído em diferentes tratamentos, sejam eles diurnos ou noturnos. É ótimo combiná-lo com ativos antioxidantes, como a Vitamina C, pois ela – nos primeiros usos – tende a causar um certo desconforto, com possíveis vermelhidões e coceiras na região aplicada. Com o auxílio do ácido hialurônico, é possível minimizar estes efeitos e garantir uma experiência mais suave.

Ele também funciona muito bem quando associado com ácidos mais potentes como os Alfa Hidroxiácidos (ácido glicólico) e o retinol. Por serem mais agressivos, ambos tendem a gerar descamação excessiva na pele, além de serem desconfortáveis – especialmente em maiores concentrações. Quando combinados com o ácido hialurônico, a pele é muito mais receptiva aos tratamentos e os resultados são ainda mais satisfatórios.

Lancôme disponibiliza no mercado uma série de itens que trazem o poder do ácido hialurônico em suas composições, nos mais variados veículos. Ao total, são 5 produtos, que vão de séruns, máscaras de tratamentos, cremes e até esfoliantes que possuem o famoso ativo.

Um agente protetor contra a ação de radicias livres

A todo momento estamos expostas aos radicais livres. Eles são agentes internos e externos que têm o poder de danificar nossa pele e acelerar o processo de envelhecimento cutâneo. Estão diretamente relacionados à nossa alimentação, exposição ao sol, à poluição, oscilações climáticas, estresse etc. O ácido hialurônico é um ótimo aliado na prevenção da ação destes vilões, pois uma de suas principais funções é deixar a pele mais fortalecida e resistente. Além disso, hoje já existem produtos que, além de protegerem a pele, também possuem efeito antipoluição, como é o caso do gel-creme Hydra Zen. Sua fórmula possui um mix de ingredientes naturais com alto poder de absorção. A exclusiva tecnologia Neocalm, patenteada por Lancôme, protege a pele e combate os sinais causados pela poluição, deixando a pele acalmada, confortável e refrescante. Ideal para todos os tipos de pele, inclusive as sensíveis.

Continuar lendo

Compre Aqui